A síndrome de estresse do tibial medial, conhecida como periostite medial de tíbia ou Canelite, é uma inflamação
no periósteo (camada que recobre o osso) e estruturas adjacentes como músculos e tendões, podendo evoluir para fratura por estresse.
Lesões são sempre multifatoriais, e ocorrem geralmente por erros de treinamento, como volume e intensidade muito acima de acordo com o nível de condicionamento e fortalecimento atual, fatores anatômicos, superfícies e calçados inadequados, falta de fortalecimento específico e erros na biomecânica da corrida.
Não é normal correr sentindo dor ou após o treino dores que persistem, o mais indicado nessas situações é o repouso e a aplicação de gelo de preferência em um balde de água com gelo para atingir uma superfície maior. A falta de fortalecimento desta musculatura pode ser crucial para que tais sintomas surjam e caso persista um médico deverá ser consultado.
Há uma diferença entre a dor fisiológica (muscular) relacionada à adaptação do organismo ao esforço e a dor patológica relacionada ao possível início de uma lesão, fiquem ligados e tenha percepção em relação à isso.
Dicas fortalecimento tibial:
• Sentando em um banco, com os joelhos flexionadas em torno de 90° levantar simultaneamente a ponta dos pés mantendo o calcanhar apoiado e realizar a batida da planta dos pés no chão por 30 segundos aumentando, aos poucos, até um minuto. A evolução de tempo deve ocorrer de acordo com o aumento da resistência da musculatura.
•Caminhar apoiando apenas os calcanhares: Caminhe em torno de 10 metros, apoiado apenas sobre os calcanhares, realizando passadas curtas. Executar pelo menos quatro vezes.
•Dorsiflexão com elásticos: Deitado, com uma das pernas elevadas e um elástico preso no peito do pé, realizar a dorsiflexão, segurando com as mãos as pontas do elástico com a perna, tensionando o elástico para cima.
•Dorsiflexão com caneleiras: Sentado com os calcanhares apoiados, executar o movimento de dorsiflexão (ponta do pé para cima), com caneleiras colocadas na ponta dos pés.
•Avião: Em pé, apoiado sobre uma única perna e mantendo o joelho levemente flexionado por pelo menos 30 segundos de cada lado. Realize pelo menos 2 séries.
Respeite sua periodização de treinamento e a adaptação do seu corpo ao esforço, repouso também faz parte do treinamento! Bons treinos! Sem dores! Morgana.