A glutamina é um aminoácido não essencial presente com abundância em nosso organismo (plasma, músculos e enterócitos). Ela participa de diversas reações, atuando principalmente, na regulação de ácido-base, na gliconeogênese (produção de energia), como precursora de bases nucleotídicas, na síntese de glutationa (importante antioxidante) e no fornecimento de energia para os enterócitos e leucócitos.
Mas, será que ela auxilia no ganho de massa muscular?
Para indivíduos saudáveis, não! Já foram realizados vários trabalhos demonstrando que a suplementação com glutamina não aumenta a síntese proteica, a hipertrofia muscular, a recuperação muscular e nem a performance nos treinos, na maioria da população sem deficiência do aminoácido.
Esse tipo de resultado já era de se esperar pois, mesmo a glutamina sendo necessária em tantos processos metabólicos, a síntese endógena do aminoácido consegue suprir a demanda em indivíduos saudáveis.
Desta forma, caso a hipertrofia muscular seja seu objetivo, aposte no consumo de proteínas que contenham aminoácidos essenciais! Eles podem ser encontrados, em maior quantidade, em alimentos de origem animal e em menor quantidade em cereais e leguminosas (a combinação entre ambos é uma boa opção).
Viu só? E se você não sabe como adequar sua alimentação para alcançar seus objetivos, que tal procurar um Nutricionista para te ajudar?!
Instagram: @ariciamotta